Caso Ovos Mantiqueira – embalagens diferentes, ovos iguais (caso em andamento)

Numa seção de um grande supermercado no interior de São Paulo, encontramos duas caixas diferentes dos Ovos Mantiqueira.
Uma delas, diz que as galinhas são criadas livres (Ovos Happy Eggs®️) e o todo o processo é certificado pela Humane Brasil, que realiza fiscalizações sobre o bem-estar animal.
Logo ao lado, uma caixa com o Ovos do Sítio, que ainda usam o processo de fazenda industrial.

Sabemos que os preços são diferentes, já que os ovos de Galinhas Livres são de melhor qualidade, são mais saudáveis e os custos também são mais altos.

Porém, as caixas não são seladas e, ao abri-las, percebemos que os ovos são exatamente iguais. Mesma coloração, mesmo tamanho e o mesmo carimbo da Mantiqueira.

Assim, pensamos que os produtos poderiam ser facilmente manipulados pelas empresas, por intermediários, ou até mesmo por clientes mal intencionados.

Entramos em contato com a Humane e perguntamos como eles faziam a fiscalização dos ovos nas empresas e, em específico, os da Mantiqueira.


Em resposta, Luiz Mazzon, Diretor Executivo da Humane América Latina, colocou:

“a certificação de bem-estar animal está vinculada sempre a uma linha de produtos específica, não a todos os produtos de uma mesma empresa. Sendo assim, o fato da Mantiqueira ter uma linha certificada por nós não significa que toda a sua produção é. A Mantiqueira, inclusive, tem ainda produção de ovos de galinhas em gaiolas, como tantas outras granjas no mundo. Se fossemos certificar a empresa como um todo, isso não seria permitido.”

O diretor também destacou que

“Algumas empresas, no entanto, certificam toda a sua produção, como é o caso dos ovos da Korin Agropecuária. Neste caso eles podem usar indistintamente o selo a toda a sua produção. Mas quando a empresa não certifica tudo, o selo de certificação, e mesmo a referência à certificação, somente podem ser feitas associadas estritamente ao produto certificado.”

“No caso da Mantiqueira, não certificamos os ovos do sítio. No momento certificamos uma granja nova que eles inauguraram no ano passado em Cabrália Paulista/SP, e apenas os ovos provenientes desta granja podem levar o selo. É importante que você entenda também que os controles de certificação incluem, além dos aspectos do bem-estar animal nas granjas, toda a rastreabilidade dos mesmos. Os ovos da Mantiqueira vão todos para o entreposto deles em Itanhandú, e de lá são distribuídos aos pontos de venda. Nós também auditamos este entreposto e verificamos todos os controles de rastreabilidade e segregação da empresa até o produto estar fechado na embalagem com o selo.”

Luiz Mazzon também sugere a leitura de um artigo chamado “Saiba por que a rastreabilidade é importante no bem-estar animal” +Leia o artigo sugerido


Em seguida, entramos em contato com a Mantiqueira para saber como eles fazem a distinção dos ovos na embalagem e como asseguravam que não haveria trocas ilegais.

O Atendimento da Mantiqueira apenas nos enviou um texto copiado da internet dizendo como seus Ovos têm vitaminas, proteínas e minerais. E também disseram que os Ovos Do Sítio Mantiqueira “possuem a cor da gema mais intensa”.

Reforçamos a pergunta. “Como a Mantiqueira faz a distinção de venda entre os dois tipos de ovos (Happy Eggs e do Sítio) além da caixa (facilmente manipulável), já que ambos possuem o mesmo carimbo e coloração externa?”

E ainda sugerimos que eles nos respondessem com algum plano futuro de diferenciação, mas não tivemos retorno sobre isso.

Alguns dias depois nos responderam dizendo

“Nossas granjas seguem rigorosos padrões voltados para o bem-estar animal e sanitização, garantindo que não haja contaminação durante todo o processo em que o ovo não é tocado por nenhuma pessoa até a chegada às gôndolas dos mercados. Isso garante a procedência e a diferenciação dos Ovos do Sítio para o Happy Eggs.”

E você? O que acha? Alguma informação para acrescentar a esse respeito?

Francisco A. Thomé. Jornalista DRTPR1786



5 2 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notifique o
guest
1 Comentário
Mais Antigo
Mais Novo Mais Votado
Feedbacks
Veja todos os comentários
FELIPE GUTEMBERG TEIXEIRA
FELIPE GUTEMBERG TEIXEIRA
15 dias atrás

A gente está com um protocolo aberto sobre isso

1
0
Qual a sua opinião? Comente.x
()
x