Muitas pessoas têm recebido mensagens que falam que estão contratando no Extra. A mensagem pede RG, CPF, CNH e comprovante de residência.
A mensagem diz:
” Olá, boa tarde, tudo bem? Me chamo Manuela Cardoso, e vim falar em nome da Recruit Solutions e do Extra. Estamos realizando um recrutamento seletivo para o Extra, com diversas vagas em vários setores. Analisámos o seu Currículo e temos interesse em agendar uma entrevista entre os dias 09 /11/2017 a 29 /11/2017. Preciso registrar o seu perfil em nosso banco de dados, para isso preciso que me envie nesse e-mail escaneado ou uma foto colorida dos seguintes documentos:
RG FRENTE E VERSO
CPF (CASO NÃO TENHA NO RG)
CNH (CASO TENHA) *NÃO OBRIGATÓRIO
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA RECENTE
OBS: A IMAGEM DEVERÁ ESTAR NÍTIDA
Assim que confirmar o cadastro do perfil irei agendar nos dias informados uma entrevista no centro de recrutamento mais próximo de sua residência. O processo seletivo é dividio em 3 etapas:
1º Prova de conhecimentos
2º Entrevista com Recrutador
3º Treinamento em 5 dias “
Vamos ao fato. Esta mensagem é verdadeira?
1º A mensagem está cheia de erros de português e acentuação. A palavra “Analisámos” não tem acento nem em Portugal. Já dá para começar a desconfiar, né?
2º A mensagem pede os documentos. Mas espere aí, será que estes documentos não seriam pedidos só na hora da contratação? Eu nem fiz a entrevista ! Desconfiança está maior, não é mesmo?
3º O site que eles divulgam (www.gpabr.com/vagas) não existe, muito menos a empresa Recruit Solutions.
Como coloca Wandler Soares, da Empregos São Paulo, “ainda colocam o nome da empresa em inglês pra tentarem convencer as pessoas”.
4º Já, a Luciana Novaes do Empregos São Paulo, “O extra não pede documentos!! Somente em caso de uma aprovação, depois de alguma entrevista!”]
5º A Equipe da MTN (Meu Trabalho Novo São Paulo) entrou em contato com o Extra Institucional e informaram o telefone (11) 4003-3383 para quem quiser maiores esclarecimentos. Mas, a esta altura do campeonato, nem vale a pena perder tempo (e dinheiro) na ligação, pois está claro que
A MENSAGEM DO EXTRA É FALSA
Mas eu quero trabalhar no EXTRA ! E agora?
Que tal visitar o site oficial e visualizar as vagas disponíveis? Acesse https://www.extra.com.br/trabalhe-conosco/vagas.aspx?icid=253384
Já enviei meus documentos, e agora?
Primeiramente, fique tranquilo. Não sabemos o que farão com as cópias de seus documentos, mas você deverá se proteger.
1º Guarde a mensagem do celular. Se possível, tire uma foto dela (ou dê print)
2º Entre em contato com a Polícia e faça um BO. Ele pode ser feito online em São Paulo http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/
Obs: Não é a Delegacia que Crimes Eletrônicos que faz a ocorrência de crimes como este, é a Delegacia Comum.
Lembre de informar no Boletim de Ocorrência quais os documentos que você enviou.
E aí? O que aconteceu com você? Deixe seu comentário abaixo para ajudar as pessoas a não caírem no golpe.