Muitas pessoas estão recebendo o e-mail abaixo. Mas será que ele é VERDADEIRO ou FALSO?
O e-mail possui a seguinte imagem e texto: (os links foram excluídos por segurança).
Por solicitação do(a) BANCO SANTANDER S/A, o(s) registro(s) de débito abaixo será(ão) incluído(s) em seu nome na base SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, de abrangência nacional. Após 10 (dez) dias corridos a partir do envio deste e-mail, estas informações serão exibidas nas consultas ao SCPC e poderão causar restrições ao crédito. Conforme o art. 43 § 2º do Código de Defesa do Consumidor, estamos avisando previamente para que você possa regularizar sua dívida e preservar seu relacionamento com o mercado. Estas informações serão utilizadas para análise de crédito e cálculo do score.DADOS DO(S) DÉBITO(S)*
Para esclarecimentos e informações sobre meio e condições de pagamento para regularização da dívida, entre em contato com a empresa credora abaixo, com quem foi realizada a operação de crédito: BANCO SANTANDER S/A Caso necessite de informações adicionais, você deve solicitar junto à empresa credora ou ao SCPC/SP. É responsabilidade da empresa credora a exclusão do(s) registro(s) de débito do banco de dados. A mensagem vem até com um selo de segurança:
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RESULTADO – Será verdade?
É da Boa Vista Serviços?
A Boa Vista Serviços (que assina o e-mail com o selo autenticidade) informou que não interfere na relação direta do consumidor com a empresa”. Uma vista rápida pelo ReclameAqui, vemos que muitas pessoas não estão incluidas no SCPC e receberam o e-mail.
O e-mail é do banco Santander?
O link dentro do site é verdadeiro e leva para um domínio oficial do Santander. (http://www.santander.com.br/RENEGOCIACAO).
Eles pedem teu CPF e depois te direcionam para uma página de negociação.
Abrimos um chat e, enquanto digitávamos para saber se o e-mail era verdadeiro, o atendente desconectou.
Podemos dizer que o e-mail vem de dentro do Santander, mas tudo indica que parece ser um trabalho bem informal. Verificamos os domínios no SUCUN – Website Monitoring e não identificamos malware nem phishing , inclusive nos subdomínios.
Entramos em contato com o Santander e recebemos a resposta: “Informamos que o Banco Santander nunca envia e-mail sem a autorização do cliente e nunca solicita confirmação de dados cadastrais, senhas e não envia links ou arquivos de instalação. Os informativos são enviados somente aos clientes que os autorizaram previamente”.
Uma coisa que ficamos com a pulga atrás da orelha é uma diferença sutil entre o site oficial do Santander e o link que recebemos por e-mail.
No fim das contas, chegamos à conclusão que PODE SER UMA TENTATIVA DE PHISHING MUITO BEM ELABORADA, usando subdomínios do Santander, colhendo dados automaticamente e com uma equipe de golpistas se passando por atendentes…. mas também acreditamos que PODE SER UM TRABALHO INFORMAL DO SANTANDER E DA BOA VISTA.
Ao não conseguirem realizar as cobranças, disparam para todos os lados. A Boa Vista lava suas mãos, o Santander também, mas sabemos que há muitas coisas embaixo do tapete.
De onde pegaram meu e-mail? Após termos feito uma comparação de dados, chegamos à grande suspeita que seu nome foi simplesmente jogado no Google, Então, tudo que apareceu por lá pôde ser usado.
No nosso caso, recebemos e-mails direcionados a nossos cliente que vieram do site Registro.br (site de domínios de site), mas os sites de busca são ilimitados.
Se você quiser sumir da internet, confira nosso artigo + “Suicídio digital: apague todos os seus dados e desapareça do mundo online”
O que devo fazer? Se você está tentando se esquivar, sinto muito mas a empresas vão te incomodar (mesmo informalmente), neste caso vale a pena sempre ter um advogado à disposição.
Se você quer saber mais de sua dívida, recomendo procurar o canal oficial em https://www.santander.com.br/renegociacao-de-divida
E você? Recebeu este e-mail? O que você fez? Descobriu algo novo? Conte pra gente.
por Francisco T. Arquer – jornalista e professor.