Recebi esse email de um hacker. O que devo fazer?

Alguns clientes nossos receberam um email com a seguinte informação:


Olá, Sou um hacker e consegui aceder com sucesso ao seu sistema operativo. Também tenho acesso total à sua conta. Há já alguns meses que o observo. O facto é que o seu computador foi infetado com malware através de um site para adultos que visitou. Se não está familiarizado com isto, passo a explicar. O vírus Trojan dá-me acesso e controlo totais sobre um computador ou outro dispositivo. Isto significa que posso ver tudo o que aparece no seu ecrã, ligar a câmara e o microfone, sem que o utilizador tenha conhecimento disso. Também tenho acesso a todos os seus contactos e a toda a sua correspondência. Porque é que o seu antivírus não detetou malware? Resposta: O malware que utilizei é baseado em drivers e atualizo as suas assinaturas de 4 em 4 horas. Por isso, o seu antivírus não consegue detetar a presença dele. Fiz um vídeo que mostra como se satisfaz a si próprio na metade esquerda do ecrã e a metade direita mostra o vídeo que estava a ver na altura. Com um clique do rato, posso enviar este vídeo para todos os seus e-mails e contactos nas suas redes sociais. Posso também tornar pública toda a sua correspondência de correio eletrónico e o histórico de conversação nos serviços de mensagens que utiliza. Se não quer que isto aconteça, transfira R$ 5000 em equivalente em Bitcoin para o meu endereço Bitcoin (se não souber como o fazer, basta pesquisar “comprar bitcoin” no Google). O meu endereço Bitcoin (Carteira BTC) é: 1qVBZatuAbREF4G6TG81gvFBQMhxCURcb Depois de confirmar o seu pagamento, apagarei o vídeo imediatamente. Não voltará a ouvir falar de mim. Dou-lhe 50 horas (mais de 2 dias) para pagar. Receberei um aviso, quando abrir este e-mail, e o temporizador começará a contar. Apresentar uma queixa algures não faz sentido porque este e-mail não pode ser rastreado como o meu endereço Bitcoin. Eu nunca cometo erros. Se eu descobrir que partilhou esta mensagem com outra pessoa, o vídeo será imediatamente distribuído. Com os meus melhores cumprimentos!


Direto ao ponto: Devo me preocupar? NÃO !
Devo mandar dinheiro para o “hacker”? NÃO!

O que devo fazer?

  1. Na sua caixa de email, marque-o como SPAM ( ou tentativa de phishing, se você enxergar a opção)
  2. No seu Windows, vá em “Pesquisar” e abra o “Proteção contra vírus e ameaças” . Faça uma verificação rápida;
  3. Mude a senha do seu email.
  4. Se quiser ir mais fundo, use o CCLEANER, faça um Health check e também limpe os registros (é automático no CCleaner). Recomendo os antivirus Panda e ESET.


Por que a mensagem não é perigosa? A análise.


1) Um hacker não começa uma mensagem dizendo que é hacker. Isso mostra que a mensagem é alarmista e busca deixar leigos com medo;

2) Quem usa os termos “aceder com sucesso”, as palavras “facto”, “”contactos”, “rato” ao invés de “mouse”, etc, é uma pessoa que usou uma mensagem padrão de ameaça e traduziu para vários idiomas, inclusive para o português. A questão é que o português usado nesta mensagem é o de Portugal. O tal do “hacker” não sabe quem é você.

3) Ao escrever “site adulto que visitou”, o tal do “hacker” quer fazer você sentir com medo e aflito, pois a sexualidade pornográfica é um dado íntimo, muitas vezes secreta e mal vista por alguns círculos sociais.

4) Depois, ele te explica o que é o tal do Trojan. Ele precisa fazer isso para acessar sua mente, já que não tem moeda de troca, ele não tem como comprovar que tem seus dados, os seus “contactos” e a toda a sua “correspondência”. (novamente, há a tradução de traduz “email” para “correspondência).

5) Em seguida, o hacker se defende e escreve “Porque é que o seu antivírus não detetou malware?” Em seguida escreve a palavra “drivers” porque ela é bonita, mas não tem sentido. Você sabe por que ele escreveu tudo isso, né? É porque não há malware algum.

6) Enfim, depois de ameaças dizendo que tem um vídeo seu se masturbando, ele também usa a palavra “algures” (que é muito bonita), e diz “Se eu descobrir que partilhou esta mensagem com outra pessoa, o vídeo será imediatamente distribuído”. Esta é uma estratégia basilar de ameaça que te proibe de contactar uma pessoa que possa afirmar “isso não é verdade”.

Dicas extras: a) Coloque um Band-Aid na câmera do seu notebook para tampar a câmera, b) opte em usar o modo de navegação oculta do seu navegador, e c) não alimente fetiches ponográficos que desrespeitam as mulheres.


E você? recebeu alguma mensagem parecida? O que você fez a respeito? O que você sugere? Comente abaixo.

4.5 2 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notifique o
guest
0 Comentários
Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Qual a sua opinião? Comente.x