O que é ASP.NET Core?


ASP.NET Core é um framework de código aberto e multiplataforma para a criação de aplicações modernas conectadas à Internet, como aplicações web e APIs Web.

Ela foi desenhado para proporcionar um framework de desenvolvimento otimizado para as aplicações que se implementam tanto para a nuvem como em servidores dedicados junto ao cliente.

É possível desenvolver e executar as aplicações ASP.NET Core no Windows, no Mac e no Linux.

ASP.NET Core pode ser executado com o framework .NET completo ou com o .NET Core.

.NET Core é uma versão modular do Framework.NET que permite o uso multiplataforma  do .NET.  É um subconjunto do framework .NET, assim que não tem todas as funcionalidades do framework completo, e pode ser usado para a criação de aplicações web, de desktop e celulares.

O uso do framework completo nos permite adicionar qualquer dependência que precisamos do framework, mas perderemos as vantagens que têm as aplicações .NET Core, tais como seu uso em multiplataforma, um melhor rendimento, aplicações menores, etc.





Por que usar o ASP.NET Core ao invés do ASP.NET?

 

ASP.NET Core é uma ASP.NET totalmente redesenhada. Não é uma atualização do ASP.NET 4, já que sua estrutura foi desenhada para ser mais rápida e modular.

ASP.NET Core não é baseada em System.Web.dll que tinha muitas funcionalidades. Ela se baseia em um conjunto de pacotes NuGet, granulares (separados) e bem fatorizados (decompostos). Isso permite que você otimize sua aplicação para incluir somente os pacotes NuGet que precisa.





Benefícios de ASP.NET contra ASP.NET

 

 

  • Melhor segurança: menor troca de informações e rendimento melhorado, já que ela é formada pelos pacotes NuGet, o que permite uma modularidade total, assim só adicionaremos os pacotes com as funcionalidades que precisamos;
  • Uma plataforma unificada para a criação de interface web e as APIs web;
  • Integração dos frameworks modernos do cliente e fluxos de trabalho de desenvolvimento;
  • Um sistema de configuração baseado na nuvem.  Ela é preparado para se integrar de forma simples à nuvem;
  • Injeção de dependência incorporada;
  • Os pedidos HTTP processam seguindo um fluxo que pode ser modificado de forma modular para se adaptar às nossas necessidades e nos permite controlar a operação dos pedidos de HTTP en nossa aplicação;
  • Capacidade para alojar em ISS o outros servidores como Apache;
  • Novas ferramentas que simplificam o desenvolvimento web moderno;
  • Cria e executa aplicações multiplataforma ASP.NET Core em Windows, Mac e Linux;
  • Ela é de código aberto e orientada para a comunidade.




Conclusão

ASP.NET Core é um framework criado do zero para ser multiplataforma e a mais eficiente possível. Por isso, é interessante aprender a usar-la caso você queira criar aplicações web capazes de serem executadas em Windows, Linux ou Mac, ou se o rendimento é algo importante para você.

Além disso, a equipe de desenvolvimento da .NET na Microsoft  estão  em cima dessa novidade e ela seguirá crescendo nos próximos meses, ganhando cada vez mais importância.

E aí? Você está animado para aprender?


Texto original:  ¿Qué es ASP.NET Core? em https://www.bravent.net/que-es-asp-net-core
Tradução e adaptação: Francisco Thomé Arque
r




Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.