nov 02 2017

Mensagem para emprego no EXTRA – Falsa


Muitas pessoas têm recebido mensagens que falam que estão contratando no Extra. A mensagem  pede RG, CPF, CNH e comprovante de residência.

A mensagem diz:

” Olá, boa tarde, tudo bem? Me chamo Manuela Cardoso, e vim falar em nome da Recruit Solutions e do Extra. Estamos realizando um recrutamento seletivo para o Extra, com diversas vagas em vários setores. Analisámos o seu Currículo e temos interesse em agendar uma entrevista entre os dias 09 /11/2017 a 29 /11/2017. Preciso registrar o seu perfil em nosso banco de dados, para isso preciso que me envie nesse e-mail escaneado ou uma foto colorida dos seguintes documentos:
RG FRENTE E VERSO
CPF (CASO  NÃO TENHA NO RG)
CNH (CASO TENHA) *NÃO OBRIGATÓRIO
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA RECENTE

OBS: A IMAGEM DEVERÁ ESTAR NÍTIDA
Assim que confirmar o cadastro do perfil irei agendar nos dias informados uma entrevista no centro de recrutamento mais próximo de sua residência. O processo seletivo é dividio em 3 etapas:
1º Prova de conhecimentos
2º Entrevista com Recrutador
3º Treinamento em 5 dias  “


 Vamos ao fato.  Esta mensagem é verdadeira?

1º  A mensagem está cheia de erros de português e acentuação.  A palavra “Analisámos” não tem acento nem em  Portugal. Já dá para começar a desconfiar, né?

2º A mensagem pede os documentos.  Mas espere aí,  será que estes documentos não seriam pedidos só na hora da contratação?  Eu nem fiz a entrevista !   Desconfiança está maior, não é mesmo?

3º O site que eles divulgam  (www.gpabr.com/vagas) não existe, muito menos a empresa Recruit Solutions.
Como coloca Wandler Soares, da Empregos São Paulo, “ainda colocam o nome da empresa em inglês pra tentarem convencer as pessoas”.

4º  Já, a Luciana Novaes do Empregos São Paulo, “O extra não pede documentos!! Somente em caso de uma aprovação, depois de alguma entrevista!”]

5º A Equipe da MTN (Meu Trabalho Novo São Paulo) entrou em contato com o Extra Institucional e  informaram o telefone (11) 4003-3383 para quem quiser maiores esclarecimentos. Mas, a esta altura do campeonato, nem vale a pena perder tempo (e dinheiro) na ligação, pois está claro que

A MENSAGEM DO EXTRA É FALSA


Mas eu quero trabalhar no EXTRA !  E agora? 

 Que tal visitar o site oficial e visualizar as vagas disponíveis? Acesse https://www.extra.com.br/trabalhe-conosco/vagas.aspx?icid=253384

 





Já enviei meus documentos, e agora? 

Primeiramente, fique tranquilo.  Não sabemos o que farão com as cópias de seus documentos, mas você deverá se proteger.

1º  Guarde a mensagem do celular. Se possível, tire uma foto dela (ou dê print)

2º  Entre em contato com a Polícia e faça um BO. Ele pode ser feito online em São Paulo    http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/

Obs: Não é a Delegacia que Crimes Eletrônicos que faz a ocorrência de crimes como este, é a Delegacia Comum.

Lembre de informar no Boletim de Ocorrência quais os documentos que você enviou.


E aí? O que aconteceu com você? Deixe seu comentário abaixo para ajudar as pessoas a não caírem no golpe.

Deixe seu comentário