Golpe pode vir em forma de currículo falso – O Vírus Dilma Locker




A Tecmundo divulgou informações sobre o novo vírus chamado Dilma Locker. Parece brincadeira, mas não é. Identificado pelo especialista  @PolarToffee no Twitter, ele já foi catalogado em blogs como o ID-Ransomware.

Na verdade é um ransomwar, que sequestra o computador do usuário e pede resgate.

Ele tem usado a tecnologia AES-256. Eles afirmam que o vírus “vem disfarçado de arquivos falsos e deve ser encontrado normalmente via email. Arquivos EXE que fingem ser o PDF de um currículo e até um executável que se disfarça como o Acrobat Reader (AdobeRd32) foram identificados até o momento”.

Você recebe um arquivo chamado “curriculo.pdf”, ou qualquer outro com a extensão “pdf” acreditando que é um arquivo de texto, mas sua terminação é um EXE  (arquivo executável).  Assim ele se instala e aprisiona seu computador.

 

Muitas empresas de RH trabalham com Servidores Dedicados e mantém os dados constantemente em processo de backup.

A assistente de RH (multinacional não divulgada), Marian de Mello, informa que “recebemos centenas de currículos por dia, por isso tem uma equipe de informática que faz backup de dados a cada três dias. Se perdermos tudo temos que formatar o computador, mas recuperaremos as informações e os currículos”.

 O  ransomwar vem com uma mensagem de afronta ao sistema.  “Eu vivo de crime de computador porque não tenho tantas opções para viver com dignidade dentro do sistema”. Ele também traz instruções e dicas para você recuperar seus arquivos após o pagamento do resgate.

 

O que faço para que isso não aconteça comigo?

Sempre desconfie de todos os arquivos que receber. Clique com o botão direito em cima do nome dele e veja se realmente é um PDF, deixe o Firewall do seu computador ativo, tenha um antivírus bom (o AVG ou o Norton não contam).

Constantemente, faça backups de seu computador.

Se você pegou o vírus, a orientação dada por todos especialistas é, não pague o resgate.  Você terá que formatar seu computador (pelo menos até a data de hoje, 08/09/2017m pois ainda não existe uma outra solução)


+ Confira a matéria completa na Tecmundo

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

3 + quinze =