O que é Educomunicação?




É mais do que a simples soma da Educação+Comunicação.

 por Francisco Arquer Thomé (09/12/2004)

  A cada dia que passa os professores buscam formas mais interativas de dar aula, e estes educadores encontraram na televisão uma maneira eficiente de prender a atenção de seus alunos e de incrementar os conteúdos das matérias, a mistura da educação e comunicação dá-se na mais nova forma de comunicar e educar, a Educomunicação.

Educomunicação é a união da comunicação e a educação indo além das aulas, através da TV, neste contexto, ela usa os meios de comunicação em todas as suas formas como parte fundamental no processo educativo através da inter-relação comunicação/educação.

O conceito educomunicação foi identificado através de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola da Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, como um campo que visa trabalhar na educação as tecnologias disponíveis como meios de comunicação. É com este objetivo que a Educomunicação surgiu, tornar a educação diferenciada usando os meios de comunicação, tão presentes em nossas vidas. Segundo Ismar de Oliveira Soares a educomunicação é  “um campo de implementação de políticas de comunicação educativa, tendo como objetivo geral o planejamento, a criação e o desenvolvimento de ecossistemas educativos mediados por processos de comunicação e pelo uso das tecnologias da informação”.

O trecho que segue abaixo ilustra a educomunicação, já presente em algumas escolas:

Quero uma escola que eu realmente me encontre, em que eu realmente me ache. Eu quero ter em uma escola a possibilidade dos meus auges serem totalmente alcançados. É o que eu quero da minha escola. Desejo nela dar respeito que admiro, ser respeitado por todos e ainda mais quero olhar para os meus professores e admirá-los assim como alguns eu já admiro. Neles, eu e todos os verdadeiros alunos nos espelhamos acima do meu respeito e admiração pelo carinho que sinto de forma igual como sou tratado. Desejo uma escola que, na verdade, eu me identifique e que eu tenha direito de falar e realmente de ser escutado. Quero uma escola que me ajude a encontrar o caminho certo e que me permita opinar no que acho que está errado.

 

A maior problemática que ronda a relação da comunicação com a educação é o que está sendo repassado para estas crianças, pois há muitos programas exibidos em horário nobre com apelo sexual, violência (como alguns desenhos), incentivo exagerado ao consumismo, que ao invés de educar, deseduca, e ao invés de formar, deforma.

Cabem aos pais, educadores e também aos comunicadores, realizar uma relação harmoniosa entre a educação e a comunicação, e não simplesmente deixar com que a criança, escute, veja e leia coisas, sem um acompanhamento educativo.

 O que acontecesse na maioria das casas brasileiras é que muitos pais deixam que seus filhos sejam educados pela TV, por comodismo e muitas vezes por falta de tempo para cuidar e orientar seus filhos. Segundo o Educomunicador Ismar de Oliveira, os pais deviam assistir a TV junto com seus filhos, e dentro de uma sala de aula só deve ser permitida imagens que realmente acrescente o conhecimento cultural dos alunos.

A TV Cultura é um exemplo clássico da eficiente mistura de comunicação e educação, o canal inteiramente educativo, tanto em seus desenhos, como em documentários, entrevistas. Toda programação é observada e acompanhada por Pedagogos, que trabalham juntamente com os comunicadores. A TV usada e aplicada de maneira correta só tem a acrescentar, não só para a educação de crianças, mas também de adultos e adolescentes. Pierre Bordieu em seu livro “Sobre a televisão”, convida os intelectuais a tomar consciência de sua relação com a televisão tanto em aspecto político quanto em contra-poder crítico para que possa tornar possível o bom uso da mídia, ele também propõe uma separação entre jornalistas e intelectuais sendo que este último deveria “formar” o que ele chama de contra-poder com mais criatividade e servindo como uma espécie de órgão fiscalizador para que haja uma qualidade nos programas apresentados.

A Educomunicação está em fase de crescimento em nosso país, desenvolvido desde 2002 como projeto de aulas eventuais pelo professor Renato Santos, o Projeto Educomunicação visa a introdução dos meios de comunicação como instrumentos de auxílio à educação por meio de produções radiofônicas e televisivas, o que significa que através dos meios de comunicação vamos conseguir um feito não muito freqüente o de EDUCAR, pois são raríssimos os programas, seja eles de rádio ou TV, que transmita cultura e educação. Segundo Bourdieu, pouca coisa pode ser dita dentro de um veículo (TV) que impõe assunto com tempo determinado e que tem interesses econômicos invisíveis e, muitas vezes, inconfessáveis, um verdadeiro “instrumento de manutenção da ordem simbólica”.

Com a Educomunicação poderemos nos orgulhar da nossa própria classe, não porque conseguimos formar opinião de algum cidadão, ou então conseguimos vender milhares de produtos através de uma campanha sucedida, mas porque conseguimos que cada cidadão(alguns) tenha direito a uma educação sem deformação, uma educação de qualidade com senso crítico e discernimento.