Doutor é só quem tem doutorado?


Doutor é só quem tem doutorado?

Divulgado por Nomes Científicos. + Siga-os no Face


Quando eu estava na graduação em Ciências Biológicas, o meu sonho era concluir um doutorado e ser chamado de doutor. “Doutor Rigolon soa tão bem…”, eu pensava.

Agora que concluí o Doutorado no Ensino de Ciências, percebi que o ‘doutor’, como forma de tratamento, em nada me acrescenta. Pelo contrário, sempre tive a sensação que o ‘doutor’ me distancia das pessoas e presume uma arrogância intelectual que eu nunca pretendi ter. Por isso, dispenso o ‘dotô’ e sendo mais feliz com ‘você’ ou ‘senhor’.

Há um pessoal, no entanto, que, mesmo não tendo doutorado, se apresenta com o ‘doutor’ antes do nome: alguns médicos, advogados, juízes, promotores e o Doutor Pimpolho. Eles são doutores? Academicamente falando, não; etimológica e semanticamente, não vejo problema algum.

Doutor vem do latim ‘doctoris’, que significa ‘mestre, que ensina’. A palavra tem a mesma origem de ‘docente’, ‘douto’ e ‘doutrina’. Então, qualquer pessoa que tenha muito conhecimento sobre um tema é um doutor naquilo. Simples assim…

Agora, exigir (repito: exigir) ser chamado de doutor ou que tenha ‘doutor’ antes do nome é algo que, além de ser tosco, não é respaldado por nenhuma lei brasileira vigente. Também não há lei que atribua o título de doutor a médicos e bacharéis em Direito.

Não vejo nada de mais, no entanto, em apresentar-se ou tratar alguém por ‘doutor’, mesmo que não se possua o título acadêmico. Eu, como doutor, não me sinto diminuído ou aviltado quando algum advogado ou médico se apresenta como doutor. Se é uma vaidade deles, pois que se deixem massagear o ego. Sei que o valor de alguém não é medido por título ou pronome de tratamento (pelo menos, não deveria ser…).

Num outro extremo da problemática, estão os que se incomodam com os doutores não doutores. Ora, se a pessoa reclama que só quem fez doutorado é que deve ser tratado por doutor, deveria protestar também contra quem chama de ‘mestre’ o professor sem mestrado. Desnecessário, né? ‘Mestre’ e ‘doutor’ são palavras que não pertencem só à esfera acadêmica.

Por fim, acho que o mais importante é não pôr tanta importância nessa questão. O melhor mesmo é não ser o arrogante que exige ‘doutor’ no nome e no tratamento, nem o apequenado que se aborrece por causa dos doutores sem doutorado.

📚 Referências: ‘’Doutor é quem tem doutorado’: os médicos e advogados que preferem não ser chamados de doutores’, por Vinícius Lemos, na página ‘BBC News’ (nov. 2019). Divulgado por Nomes Científicos. + Siga-os no Face

📸 Figura: Heroic Hollywood/Twitter (out. 2022).


0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notifique o
guest
0 Comentários
Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Qual a sua opinião? Comente.x