China, um país com 60 milhões de vegetarianos. E o Brasil?




Veganismo é tendência na China, que já tem mais de 60 milhões de vegetarianos

Cerca de 4 ou 5% da população da China, mais de 60 milhões de pessoas, já é vegetariana, segundo estimativas da Public Radio International (PRI) publicadas no site da revista norte-americana Veg News (veja aqui). Não há dados oficiais, mas grande parte deste público certamente é vegano, já que as opções livres de ingredientes de origem animal são cada vez mais comuns no país.

A cantora de música pop Long Kuan é uma entusiasta do veganismo e representa a atual geração que, ao contrário da antiga, está muito mais preocupada com o meio ambiente e com os Direitos dos Animais. Embora o consumo de carne e outros produtos de origem animal tenha crescido no mundo todo, especialmente em países emergentes como a China, o veganismo também vem ganhando espaço e está cada dia mais presente nas pautas de grandes jornais e revistas.

Kuan está animada com o crescimento do estilo de vida vegano em seu país e percebe que a maioria dos seus amigos está olhando de forma mais amigável para o veganismo.

“A atmosfera em todo país está mudada.” – disse, referindo-se à percepção da população chinesa sobre o veganismo, que vem melhorando a cada dia. “Os restaurantes veganos da China não são mais como eram há 10 anos, quando usavam apenas tofu e folhas. Hoje, quando você olha o cardápio, tem as mesmas coisas que um restaurante convencional. Tem peixe, bife, pizza, tem de tudo! E tudo vegano.” – completou.


E no Brasil?

A última pesquisa, feita pelo IBOPE em 2012, apontou que cerca de 8% da população brasileira era adepta do Vegetarianismo, o que, na época, equivalia a mais ou menos 15,2 milhões de pessoas.

Abaixo, confira na íntegra a publicação que está também no site do IBOPE:

Dia Mundial do Vegetarianismo: 8% da população brasileira afirma ser adepta ao estilo

Entre as principais capitais, maior concentração de vegetarianos está em Fortaleza, no Ceará.

O dia primeiro de outubro é comemorado como o dia mundial do vegetarianismo. No Brasil, 8% da população das principais capitais e regiões metropolitanas se declara vegetariana.

De acordo com os dados do Target Group Index, do IBOPE Media, a penetração entre homens e mulheres vegetarianos é a mesma (8%), mas se altera conforme a idade, aumentando entre as pessoas de 65 a 75 anos. Nesse grupo, o percentual é de 10%. Já entre os jovens de 20 a 24 anos, o percentual é ligeiramente menor (7%), assim como entre homens e mulheres de 35 a 44 anos.

A concentração de vegetarianos também muda conforme a cidade e o Estado de origem dos entrevistados. Em Fortaleza, no Ceará, 14% da população afirma ser vegetariana, maior percentual entres as capitais e regiões metropolitanas pesquisadas.

Em seguida aparece Curitiba, no Paraná, com 11% de seus moradores adeptos ao vegetarianismo. Já Brasília, no Distrito Federal, Recife, em Pernambuco, e a capital do Rio de Janeiro têm 10% da população vegetariana. Em Belo Horizonte, em Minas Gerais, o percentual é de 9%.

Campinas, em São Paulo, está dentro da média nacional, com 8%, já a capital paulista aparece abaixo, com 7% da população sendo vegetariana, mesmo percentual encontrado em Salvador, na Bahia.

Por fim, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, registra 6% de vegetarianos entre a sua população, menor índice entre as áreas do estudo.

fontes: www.vista-se.com.br / www.mapaveg.com.br / IBGE / http://kenshin.hk