TIC? TDIC? Tecnologia Assistiva? Educacional? Social? O que significa cada?

As professoras Glaucia da Silva Brito (UFPR) e Michele Simonian (IFPR), junto ao Grupo de Estudo e Pesquisas Professor, Escola e Tecnologias Educacionais da UFPR, listaram algumas definições para sabermos o que significam os termos:

  • Tecnologia;
  • Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC);
  • Tecnologia Digital;
  • Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
  • Tecnologia Assistida;
  • Tecnologias Educacionais;
  • Tecnologia Social.

Tecnologia

[…] um processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera sua qualidade de vida. Há uma constante necessidade do ser humano de criar, a sua capacidade de interagir com a natureza, produzindo instrumentos desde os mais primitivos até os mais modernos, utilizando-se de um conhecimento científico para aplicar a técnica e modificar, melhorar, aprimorar os produtos oriundos do processo de interação desde com a natureza e os demais seres humanos.

(Natália de Lima Bueno)


Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

[…] em conjunto das “tecnologias portáteis”, que reúnem instrumentos de apresentação visual e sonora e a microinformática, capaz de promover o desenvolvimento de novas relações com as fontes do saber, caracterizada pela interatividade.

(Soares)





Tecnologia Digital

Relaciona-se diretamente com o uso da internet, como afirma Vani Moreira Kensi, as mudanças em nossos relacionamentos, no trabalho, no lazer, nos cuidados com a saúde, nas comunicações. Mudanças rápidas que apresentam velocidade na criação e obsolescência de novas tecnologias digitais e têm mudado nossa cultura. Em menos de 15 anos a internet faz parte de nossa intercomunicação e de nossas ações cotidianas.


Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

São tecnologias que tem o computador e a internet como instrumentos principais e se diferenciam das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pela presença do digital..


Tecnologia Assistiva

É uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

(Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho MEC/SEESP)


Tecnologias Educacionais

Recursos tecnológicos que utilizamos com nossos alunos para proporcionar conhecimento, que vão desde a nossa exposição oral/dialogada ao uso do computador e dispositivos que estão ligados aos mundo do conhecimento


Tecnologia Social

O processo coletivo que visa questionar o que, como, por que e para quem a tecnologia se desenvolve, para que o cidadão se aproprie dos bens sociais e culturais numa ação conscientizadora de seu papel na sociedade democrática, que alia saber tácito das camadas populares ao saber científico gerado ao longo da história da ciência a fim de que esta contribua para a diminuição dos índices de desigualdade social.

(Natália Bueno Kenyon)


Se você quiser ler o artigo completo, ele está no artigo Conceitos de Tecnologia e Currículo: em busca de uma Integração Conceitual, presente no livro: Diálogos Epistemológicos e Culturais (disponível abaixo)



5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x