Você decidiu mudar de casa ou de apartamento porque está indo para uma outra cidade, para um bairro mais perto do trabalho ou simplesmente para pagar menos.
O 1º Desafio é: como conseguir alugar uma casa ou apartamento sem fiador?
A maioria das pessoas cometem um erro básico. Elas vão atrás do “imóvel” que querem alugar.
“Achei linda essa casa que vi na internet. Vamos visitá-la?” Este é o erro básico de quem quer alugar e não quer depender de um fiador. Ir visitar casas é uma perda de tempo.
A única exceção é se você conseguir alugar de um parente ou direto com o proprietário. Mas isso está cada vez mais raro.
Você não aluga a casa. Você pesquisa a imobiliária.
1. A primeira coisa a fazer é elaborar uma lista com todas as imobiliárias da sua cidade.
Pesquise na internet e telefone para cada uma das imobiliárias e pergunte se elas trabalham com “caução” (título de capitalização) como garantia da locação. A maioria das imobiliárias aceitam um depósito de garantia ao invés do fiador. As que só aceitam fiadores, não perca tempo vendo suas casas: risque-a da sua lista de locação.
O 2º Desafio é pagar pouco
2. Questione “quantas vezes” o valor do aluguel é necessário para a locação.
No mesmo telefonema para a imobiliária, aproveite e pergunte “quantas vezes o valor do aluguel” é necessário depositar como caução.
Algumas imobiliárias pedem 3x o valor do aluguel, entretanto outras pedem 25x o valor. Pasmem, é isso mesmo. Há 2 anos, em Curitiba, fui ver uma casa de mil reais para alugar e o depósito caução era de 25 mil. Se eu tivesse todo esse dinheiro eu dava entrada numa casa própria, né? O que fiz? Risquei da lista.
Se você achar uma imobiliária que exija um depósito caução de 3 a 5 vezes o valor do aluguel, sem fiador, mantenha-a na lista.
3. Agora sim, procurar sua nova casa ou apartamento.
Pelo site da imobiliária, pesquise o imóvel que você deseja. Local, fotos, se tem mercado perto, segurança e etc.
Nota Importante:
Nada disso vale a pena se você não tiver guardado um dinheirinho para se mudar. Toda mudança gera gastos. Além do frete, dos encerramentos de água e luz da casa antiga, da instalação do chuveiro na casa nova e etc, também haverá esse depósito caução. Mas este dinheiro será aplicado como título de capitalização e renderá. Se você resolver mudar de casa de novo, poderá resgatá-lo corrigido (na entrega da casa)
Então, a imobiliária devolverá o caução?
A resposta é SIM, mas tome muito cuidado. Muitas imobiliárias (quase todas) vão usar esse seu dinheiro (o caução deixado lá) no dia em que você for devolver o imóvel. Ele será usado para pagar a pintura do apartamento que você está entregando, para ajeitar o jardim, pagar o condomínio, fazer a limpeza e etc. Por este motivo, ao se mudar para a casa nova, tire fotografias e faça vídeos das condições dela, e mande para imobiliária por e-mail. O e-mail servirá como documento comprobatório datado das condições da casa no dia que você locou.
Veja quanto rendeu seu caução (título de capitalização) e comece a negociar com a imobiliária o retorno do seu dinheiro (ou parte dele).
Dica tola: Trate esse depósito caução com “adeus”, como se você nunca mais o fosse ver. Ninguém aluga uma casa pensando nos problemas que terá quando for devolvê-la, não é mesmo? Previna-se e boa locação.
por Francisco Arquer Thomé – visitou centenas de imobiliárias ao longo de 20 anos, penou com locações em 7 empresas de mau-caráter de diferentes cidades, nunca atrasou o aluguel, se deu bem apenas com 1 imobiliária … a qual é muito grato pelo respeito.
Ajudou
Sinto na pele isso..
E toda vez que tento alugar uma casa eu desisto por esses mesmos motivos…moro em ap quitado e me pergunto…qual das escolhas me renderá mais…ficar ou sair?!…