Qual é a diferença entre vontade e desejo?


Muitos filósofos apresentam a diferença entre Desejo e Vontade: Platão coloca sobre o Corpo e a Alma; Kant diz que a moral é algo que você não se autoriza a fazer (controle da vontade sobre o desejo), para Spinoza, a vontade é a capacidade de afirmar e de negar as coisas, etc.

Sem aprofundar: a diferença entre vontade e desejo é que o DESEJO são as necessidades do corpo, do instinto. Um animal vive buscando satisfazer seus quereres.  A VONTADE é uma decisão deliberada, é a ação vitoriosa da mente sobre o corpo.

Estou andando na rua e sinto vontade de tomar um sorvete? Não! Eu sinto o DESEJO de tomar um sorvete. Meu corpo quer se refrescar e ingerir açúcar.  Mas sou diabético, então resolvo não fazer isso. Controlei o desejo do meu corpo.

Todo dia acordo às 4h da manhã para estudar. Meu corpo deseja continuar dormindo. Mas minha vontade, deliberada, é de passar no vestibular no final do ano. É a vitória da Vontade sobre o Desejo.



Alfred Adler, em seu livro “A Ciência  da Natureza Humana”, coloca:

O desejo e a vontade também podem ser encarados como aspectos da situação do homem como indivíduo. A vontade é simplesmente uma tendência a serviço do senso de inaptidão, um instrumento para a consecução do sentimento de uma adaptação satisfatória. ‘Querer’ significa sentir esta tendência, participar de sua atuação. (pág. 42)


Neste podcast do Prof. Clóvis de Barros Filho, ele responde a uma pergunta de uma amiga e nos traz a relação entre DESEJO e VONTADE. O vídeo começa em 31:30. 


O Prof. Clóvis, também tem esse video elucidando sobre a diferença entre desejo e vontade no olhar de Kant.

Agora, se você quiser aprender sobre a diferença entre Vontade e Desejo de uma forma mais poética, abaixo uma música do Lenine para elucidar.


MATERIAIS DE APOIO

+ Download do Livro A Metafísica dos Costumes – Contendo A Doutrina do Direito e a Doutrina da Virtude – Tradução de Edson Bini – Editora Edipro

+ Download do Livro Fundamentos da Metafísica dos Costumes Editora 70 Textos Filosóficos – Diretor da Coleção: Artur Morão – Título original: Grundlegung zur Metaphysic der Sitten – Traduzido por Paulo Quintela

Bons estudos. Prof. Kiko Arquer


5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notifique o
guest
2 Comentários
Mais Antigo
Mais Novo Mais Votado
Feedbacks
Veja todos os comentários
Maeria da paz da silva
Maeria da paz da silva
4 anos atrás

eu preciso da atividade de filosofia

J.Mariano
J.Mariano
4 anos atrás

show de artigo

2
0
Qual a sua opinião? Comente.x