Qual é a diferença entre vontade e desejo?

 

Muitos filósofos apresentam a diferença entre Desejo e Vontade: Platão coloca sobre o Corpo e a Alma; Kant diz que a moral é algo que você não se autoriza a fazer (controle da vontade sobre o desejo), para Spinoza, a vontade é a capacidade de afirmar e de negar as coisas, etc.

Sem aprofundar: a diferença entre vontade e desejo é que o DESEJO são as necessidades do corpo, do instinto. Um animal vive buscando satisfazer seus quereres.  A VONTADE é uma decisão deliberada, é a ação vitoriosa da mente sobre o corpo.

Estou andando na rua e sinto vontade de tomar um sorvete? Não! Eu sinto o DESEJO de tomar um sorvete. Meu corpo quer se refrescar e ingerir açúcar.  Mas sou diabético, então resolvo não fazer isso. Controlei o desejo do meu corpo.

Todo dia acordo às 4h da manhã para estudar. Meu corpo deseja continuar dormindo. Mas minha vontade, deliberada, é de passar no vestibular no final do ano. É a vitória da Vontade sobre o Desejo.

Confira abaixo uma excelente palestra do Prof. Clóvis de Barros Filho que mostra a diferença entre DESEJO x VONTADE. Ele traz reflexões de Imannuel Kant sobre o assunto e também comenta a distinção grega do Desejo (corpo) vs Vontade (alma).


 

Aula: Universidade de São Paulo – USP
Gravação: Espaço Ética
Professor: Dr. Clóvis de Barros Filho.
Aula 8 – Desejo e Vontade – Kant
Tempo: 2h11min

 

Informamos que esta e muitas outras gravações feitas das aulas do Prof. Clovis foram excluídas pois estavam infringindo seus direitos autorais.  Ainda estamos aguardamos que o Prof. Clovis publique suas aulas em seu canal no YouTube. Assim sendo, sugerimos que você faça uma busca se isso já ocorreu digitando “desejo vontade clovis de barros filho”.  Sentimos muito.


Agora, se você quiser aprender sobre a diferença entre Vontade e Desejo de uma forma mais poética, abaixo uma música do Lenine para elucidar.


>


Bons estudos

Prof. Francisco Arquer Thomé

MATERIAIS DE APOIO

+ Download do Livro A Metafísica dos Costumes – Contendo A Doutrina do Direito e a Doutrina da Virtude – Tradução de Edson Bini – Editora Edipro


+ Download do Livro Fundamentos da Metafísica dos Costumes Editora 70 Textos Filosóficos – Diretor da Coleção: Artur Morão – Título original: Grundlegung zur Metaphysic der Sitten – Traduzido por Paulo Quintela





Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.