Monteiro Lobato era racista?

Há muitos debates a respeito do uso de palavras e expressões usadas por Monteiro Lobato em suas obras. Mas ele era racista? Ele era da Ku Klux Klan?

Abaixo, você acompanha os comentários da Profª. Drª. Vanete Santana-Dezmann, doutora em Linguística Aplicada e professora da Johannes Gutenberg Universität, Alemanha. Ela, junto a uma equipe de profissionais, está fazendo a tradução de algumas obras de Monteiro Lobato para o alemão. Confira abaixo: (o vídeo começa em 1h 05min., exatamente no ponto onde ela cometa o tema do racismo)


E Monteiro Lobato era da Ku Klux Klan (KKK) ? Ele participava do Movimento Eugenista? Confira as colocações da professora. (o vídeo começa no momento de sua opinião)


Alguns meses depois, a própria profª Vanete Santana-Dezmann publicou um texto de Monteiro Lobato dizendo o seguinte sobre o escritor Manuel Querino (1851-1923).

“Manuel Querino é membro do Instituto Histórico da Bahia e é preto, como no-lo revela o seu retrato. Isto só lhe acrescenta valor. Ser preto é ser humilde, partir do nada, encontrar na vida todos os óbices do preconceito social e despender para obtenção das coisas mínimas um esforço duplo do requerido pelos que nascem limpos de pigmentos. Honra lhe seja pela árdua tarefa levada a cabo com tanta modéstia e discernimento. Não é nem faz obra de crítico, amontoa simplesmente material para que os Taines maiores e menores da terra impem de sábios à custa de esforço alheio. Subintitula o seu livro de Indicações biográficas – e reúne tudo quanto em anos de labor conseguiu colher relativo aos escultores, pintores e músicos baianos. Na escultura biografa 27 artistas, alguns escultores, a maioria simples santeiros.”

Revista do Brasil, n. 16, abr. 1917.(Monteiro Lobato. Críticas e outras notas, 2009, p. 153)

Imagem: Retrato de Manuel Querino constante do livro: “Artistas Bahianos: indicações biographicas”.

Fonte da imagem: http://www.dicionario.belasartes.ufba.br/…/manuel…/

Capa do livro Artistas bahianos: indicações biographicas. 2. ed. melhorada e cuidadosamente revista. Bahia: Officinas da Empreza “A Bahia”, 1911.

Fonte da imagem: https://www.thaisqueirozleiloeira.com.br/[Dicionario_visual_monteiro_lobato_301]


E você? Qual a sua opinião? Comente abaixo.

Bons estudos.

5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notifique o
guest
0 Comentários
Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Qual a sua opinião? Comente.x
()
x