jan 19 2017

O que é Ozálido?




Se você viu a palavra Ozalid em inglês e resolveu pesquisar no Google Tradutor seu significado, apareceu “ozálido”.

Mas o que diabos é isso?

ozálido

Sinto lhe dizer, mas a palavra “Ozálido” não existe no dicionário de língua portuguesa. Você foi enganado.

Já a palavra “Ozalid” tem um significado muito interessante.

Ozalid é um tipo de papel usado para imprimir provas tipográficas no processo de impressão offset monocromático clássico.

Através de um processo químico, com a exposição a luz ultravioleta e a gás amoníaco, este papel permite reproduzir a imagem a preto e branco de um original negativo em fotolito (também chamado “filme”), papel vegetal ou outro tipo de transparência. Este sistema poupava o recurso à complexa impressão offset. Assim, a impressão neste papel passou a ser sinónimo da última prova de um trabalho antes de ser definitivamente impresso, isto é, antes de se fabricar a chapa que dará entrada nas máquinas de offset.

Com a introdução, nos primeiros anos do Séc. XXI, do sistema CTP (Computer to plate), que imprime diretamente a chapa sem precisar de fotolitos, as provas em ozalid praticamente desapareceram e foram substituídas por impressões digitais.

A palavra “ozalid” é um anagrama de “diazol”, nome da susbstância com que a empresa “Ozalid” fabricou esse papel.
Ela também é uma marca registrada. A Ozalid foi registrada pela primeira vez nos Estados Unidos  em 5 de fevereiro de 1929. Sua patente era para uma marca de fotocópias sensíveis à luz e papéis fotográficos. O registro atualmente pertence à R.Q.O. Holding Company, Inc. de Nova Iorque, e está relacionada com o registo na Alemanha ainda mais cedo, de 11 de outubro de 1923. A Holding Company também possui um registro de marca registrada dos Estados Unidos da OZALID para máquinas copiadoras e reprográficas.

 

Deixe seu comentário