Pesquisa do Instagram – verdadeira ou falsa?


Você recebeu uma mensagem com o título “O Instagram adoraria saber a sua opinião!”  e quer fazer uma pesquisa com você? Esta mensagem é verdadeira ou falsa?

Confira a mensagem abaixo (tiramos os links por segurança)


Olá (seu e-mail foi colocado aqui)

O Instagram aproveitará as avaliações de usuários como você para melhorar o aplicativo Esta pesquisa não deve levar mais que 10 minutos e nos ajudará a melhorar o Instagram para você e toda a comunidade do Instagram

As suas informações serão usadas apenas para finalidades de pesquisa. Não compartilhamos nenhum dos seus dados identificáveis com entidades externas. Saiba mais em nossa Política de Uso de Dados.

Obrigado,
A Equipe de pesquisa Instagram


É verdadeiro ou falso?

A primeira coisa que desconfiamos foi a quantidade de vezes que o e-mail tem a palavra Instagram. “O Instagram aproveitará(…)nos ajudará a melhorar o Instagram para você e toda a comunidade do Instagram (…)A Equipe de pesquisa Instagram” . Esse problema de autoafirmação deixou nossos psicólogos e linguistas desconfiados.

Então, fizemos uma análise dos links da mensagem e muitos são verdadeiros e realmente nos encaminham para domínios do Facebook.

Mas e o link do destino final, o tal de www.instagram.qualtrics.com  ?

O Google não conseguiu fazer a leitura dele. Mesmo assim entramos nele e aparece uma tela que diz ser do Instagram pedindo seu nome do usuário e senha.

Mas o Instagram não é www.instagram.com ?  Exatamente. Por que o Instagram compraria outro domínio para fazer pesquisas vinculadas?

Ao mesmo tempo, entramos no site OnLineThreatAlerts e descobrimos que este golpe já rodou pelos EUA.

Ao usuário clicar, o site coleta informações que ser usadas por golpistas, que irão conseguir dinheiro ou mais informações.

Resumindo, este link não é oficial do Instagram. É FAKE. 





Cliquei no link do Instagram. E agora?  

Primeiramente, não adianta ficar calmo…pode ficar desesperado à vontade.  Mas antes de começar a chorar, vá na Play Store e baixe o CClean(se estiver usando o Smartphone).  Se você estiver usando um computador, + Clique Aqui.
Ele já dará conta do resultado e deixará seu celular tinindo.

Analise e Execute a limpeza.


Se quiser garantir a remoção do vírus, baixe também o ESET Mobile Security & Antivirus

Se estiver usando um desktop, +Clique aqui.

Faça os logins necessários, inicie o escaneamento e exclua os arquivos infectados (não precisa comprar o software. A versão teste, que tem uns 27mb, já dará conta)

Conte pra gente. O que aconteceu? Resolveu o problema?




Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

20 − quinze =