nov 14 2017

Cobrança da Clinipam. Verdadeiro ou Falso?


Muitas pessoas estão estão recebendo e-mails da Clinipam informando que têm dívidas.

O E-mail é o seguinte:


HAROLDO JOSE NAHRO,

Bom dia! Estamos enviando este email apenas para lembrar que a sua mensalidade da Clinipam está com alguns dias em atraso. Você pode atualizar o boleto através do link https://clinipamweb.clinipam.com.br/solusweb/usuario/index.php, ou pode entrar em contato conosco via:

Telefones: 0800-545-3001, ou (41) 3021-3001

A Clinipam agradece!


Este e-mail é verdadeiro ou falso?

1. A primeira coisa que levou à desconfiança do Haroldo ao receber esta mensagem, é que ele não se chama Haroldo e nem é cliente da Clinipam.  Erraram feio, erraram rude.   Essa falha pode acontecer quando a tabela automática confunde aos pegar os dados na codificação no envio de e-mails em série.   Este é um erro básico, mas facilmente  pode ser arrumado.
Então, o e-mail pode estar com seu nome certo


2. Os telefones da Clinipam são realmente da Clinipam? SIM.  Mas isso não influencia em nada pois o foco é uma cobrança pela internet. Pelo contrário, se for golpe, o telefone verdadeiro serve para dar credibilidade ao e-mail.


3. O e-mail não tem assinatura oficial (o que é estranho), mas está no nome de BETTEGA SERVIÇOS DE COBRANÇA. Ligamos para a Clinipam e nos informaram que esta empresa realmente é uma terceirizada da Clinipam.  Então, a empresa existe.


4. Entramos no link que está no e-mail.  https://clinipamweb.clinipam.com.br/solusweb/usuario/index.php

Este é um link de subdomínio da Clinipam.  Ele está dentro do site da Clinipam. Então, se for um golpe, ele está sendo dado por alguém que trabalha dentro da empresa. Isso diminui, consideravelmente, a possibilidade de ser golpe.

O link te levará para uma área de login, onde irão te pedir o número da sua carteirinha e sua senha.
É uma página mal configurada, um banner torto…. o que assusta um pouco. Eu preferiria não colocar minha senha ali.


5. Algo estranho é que o site da Empresa de Cobrança (que até então é a Bettega) é bettegacob.com.br , mas o e-mail de cobrança possui o endereço auto@emaildecobranca.com.br
Fomos atrás do domínio emaildecobranca.com.br e não tem site lá. Então, vasculhamos seu registro e descobrimos que ele pertence a Julio Cesar Sitolino.  Na NGI (Núcleo Gestor de Internet no Brasil)  tem todas as informações, documentos e cadastros. Isso aumenta, consideravelmente, a credibilidade.  Geralmente, os golpes são dados por domínios .com , pois não exige muita documentação.


6. Entramos em contato com a Bettega Cobranças, mas ainda não tivemos retorno. Se nos responderem, colocaremos neste espaço a opinião deles.





RESULTADO

Dando peso aos itens 4 e 5, tudo indica que o e-mail é VERDADEIRO. Podemos afirmar que ele foi muito mal escrito, não tem assinatura, poucos dados e está errando os nomes dos clientes, mas ele é verdadeiro.


Mesmo assim, se você estiver devendo algo para a Clinipam, que tal ENTRAR NO SITE OFICIAL DA CLINIPAM e resolver por lá?   Com certeza será mais seguro do que clicar em links em seu e-mail.

O Link é www.clinipam.com.br


E você?  Recebeu um e-mail?  Te chamaram de HAROLDO  também?  Deixe seu comentário abaixo


Deixe seu comentário