O DO UT DES no mundo dos negócios.





do ut des

   por Francisco Arquer Thomé – Jornalista / Especialista em Estratégias da Comunicação

 

Do ut des é uma expressão em latim que significa “Dou para que vou dê”. Ela se refere à reciprocidade diante de um tratamento.

Quando recebemos um presente de um amigo, tendemos a imaginar o que iremos dar no aniversário dele.

No mundo dos negócios, o “do ut des” é muito usado, pois está ligado aos pequenos brindes ou favores que as empresas dão a seus clientes e funcionários.  Os clientes, quando recebem um favor, naturalmente eles tendem a retribuí-lo, seja na forma de fidelidade com a empresa ou com elogios. É uma estratégia de marketing de beneficia a identidade corporativa.

Um calendário com a sua marca, uma caneta com o logotipo e até mesmo uma caixa de chocolates. Brindes farão com que as pessoas queiram retribuir o favor.  O “do ut des” também é usado em coisas sutis, como um simples elogio. Apontar virtudes nos clientes ou nos funcionários favorecerão naturalmente a empresa.  E você? Sua empresa quem “mimado” seus clientes e funcionários?






 

Não confunda DO UT DES com “Quid pro quo”

Em Inglês, a expressão “Quid pro quo” começou a ser aplicado erroneamente ao se referir à reciprocidade em um tratamento explícito ou implícito na troca de favores. Ele é um termo latim que se refere à confusão ou algo enganoso. Nos EUA, esta expressão foi divulgada com erro, inclusive no cinema em filmes como o Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs).

Deixe seu comentário