out 14 2017

Como conseguir um emprego de aprendiz em Curitiba

 

Muitas agências oferecem vagas para aprendiz em Curitiba, mas temos que saber quais são as instituições certas para que não percamos tempo e, o pior, para que a gente não caia em golpes.

Golpes, como assim?  Muitas instituições falam que têm vagas para aprendiz e tentam nos vender um curso. Isso acontece muito.  Uma coisa que você tem que ter em mente: As instituições sérias de aprendizagem NÃO COBRAM do adolescente (nem de seus familiares).  Os custos sempre são arcados pelas empresas contratantes, pois há uma negociação através da Lei 100.97/00.

O Aprendiz conseguirá um emprego, receberá um salário e ganhará gratuitamente um curso gratuito de Qualificação Profissional. (está tudo na lei)


Posso ser um aprendiz?

A idade para ser aprendiz é dos 14 aos 24 anos, mas as instituições selecionam idades específicas de acordo com as necessidades.

Muitas instituições, por exemplo, preferem jovens a partir dos 16 anos, pois os contratos são de 2 anos e a possibilidade de efetivação do jovem com 18 anos é maior.

OLHA A DICA:  Mesmo se você tiver 14 anos de idade, vale a pena se cadastrar, pois a lista de espera para ser aprendiz é grande.

Também há instituições que contratam a partir dos 18 anos, pois alguns serviços industriais não podem ser feitos por menores de idade.


Documentos

É fundamental você ter todos os documentos em mãos: Carteira de Trabalho,  Cartão Transporte da URBs (integral), Declaração de Matrícula (ou de conclusão) da sua escola e etc. Ao se cadastrar nas Instituições, você receberá uma lista completa dos documentos necessários.


Vamos às principais instituições de aprendizagem de Curitiba e região, e como fazer seu cadastro


ELO APOIO SOCIAL E AMBIENTAL

A Elo atua com aprendizes em Qualificação Profissional em Administração e em Comércio. Ela trabalha com muitas empresas, entre elas a Volvo, Nestlé, Electroluz, Amil, JMalucelli, Coritiba, Pernambucanas, etc.

Não são feitos cadastros no prédio da Elo Apoio Social e Ambiental. As aulas sim, são dadas na sede. A instituição fica na Rua Mariano Torres 108. Centro (em frente ao Círculo Militar).

Ela geralmente opta por jovens a partir dos 16 anos de idade, mas não é uma regra. Isso acontece pois é mais fácil a efetivação do adolescente na empresa após o término do contrato de aprendizagem. Mesmo assim, é possível ser aprendiz duas vezes na Elo (áreas diferentes – Administrativo ou Comércio).

O cadastro é feito somente pela internet, através do link http://www.site.eloapoio.org.br/?page_id=141

A Elo também oferece um portal que vincula currículos de aprendizes e ex-aprendizes a empresas contratantes. Ele se chama Conexão Elo. http://www.conexaoelo.org.br/

E-mail da Elo: eloapoio@eloapoio.org.br

Telefone: (41) 3023-6915


CIEE-PR   Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná

O CIEE atua com Qualificação Profissional em Administração, Comércio e Varejo, Telesserviços e Industrial.

Ele tem parcerias com centenas de empresas, como o Grupo Boticário (SJP), Oi, Leica Geosystems, Sanepar, entre outras.

Para aprendizes de Telesserviços e Industrial, geralmente são optados jovens a partir dos 18 anos. Para administração e Comércio, 14 anos.

As aulas do CIEE-PR são na FESP (Faculdade de Educação Superior do Paraná), que fica próximo do Hospital das Clínicas.  Mas lá você não conseguirá fazer sua inscrição para ser um aprendiz.

Há duas formas de se inscrever. Uma delas é através do website https://www.cieepr.org.br/, na aba “Estudantes”. A outra é ir na sede do CIEE, que fica na Rua Ivo Leão, 42/50, Alto da Glória. (em frente ao estádio do Coxa)

+ Contato com o CIEE-PR

Telefone: (41) 3313-4300





GERAR

A Gerar é uma instituição que tem parceria com o Aprendiz Legal, da Fundação Roberto Marinho.  Ela atua com aprendizagem nas áreas de Auxiliar de Alimentação, Comércio e Varejo, Logística, Administração e Turismo.

O aprendiz ganha acesso ao Sistema do Aprendiz Legal, que envolve todas as instituições vinculadas do país. Ela trabalha com a Mondelez, Votorantim, Petrobrás, entre outras.

A GERAR fica na Rua Visconde Guarapuava, 1410. As aulas são na SPEI (Sociedade Paranaense de Ensino e Informática), na Rua Cruz Machado, 525.

As inscrições para ser aprendiz são feitas online, através do link https://gerar.org.br/vagas-aprendiz/

+ Contato com a GERAR

Telefone: (41) 3039-6599


INSTITUTO TIBAGI

O Instituto Tibagi oferece aprendizagem em Eletroeletrônica (dos 14 aos 16 anos) e Eletromecânica (dos 18 aos 22 anos).

Tanto a sede do Instituto quanto as aulas são na Rua Conselheiro Laurindo – nº 600 – piso 3, mas as inscrições para ser um aprendiz são através de um formulário online.

Informações sobre a grade dos cursos e o formulário de inscrição estão disponibilizados  + neste link. 

Se preferir, cole este link em seu navegador:

http://institutotibagi.org.br/programa-jovem-aprendiz/seja-um-aprendiz/

+ Contato com o Tibagi

Telefones: (41) 3024-9848 (41) 3029-7393


por: Francisco Arquer Thomé atua com aprendizagem desde 2007. É Conselheiro Benemérito da Elo Apoio Social e Ambiental e foi instrutor do CIEE-PR.  Apoio de info: Pablo Gálvez

Acompanhe VAGAS e CONCURSOS na MTN-Paraná

Deixe seu comentário