Qual o significado da palavra “Arquer”

Sacred Rain Arrow Silhouette | by Chris Smith/Out of Chicago


Se procurarmos a palavra ARQUER em dicionários, veremos que sua forma prevalece apenas no idioma catalão. (+ Catalunha).  Todavia, suas variações são encontradas em muitas línguas românicas e anglosaxãs.

A palavra ARQUER é observada, primeiramente, no grego clássico ARKHEIN, que significa comandar.

Etimologicamente, também é vista na grécia antiga como ARKHOS (líder) e ARKHI (inicial, primeiro, que vem à frente).

Com sua mistura na língua românica, no latim vulgar, a palavra ARCUM é historicamente incorporada e mantém seu significado de “vir à frente”.   ARCUM (arco) é dita à arma curvada que atira flechas que, além de ficar à frente do corpo, também era a primeira a sinalizar o início de uma batalha.


Capobianchi, Vincenzo; Roman Children at Indoor Archery; Brighton and Hove Museums and Art Galleries; http://www.artuk.org/artworks/roman-children-at-indoor-archery-74514


Já o sufixo ER tem sua raiz no germânico (āri) e gótico (areis), usado até hoje pela língua inglesa para designar as pessoas responsáveis por uma ação. (Por exemplo: Play e Player,  Hate e Hatter, etc).

Assim, o responsável pelo arco era o ARQU+ER.

No idioma Catalão, como ela é uma língua românica vinda diretamente do latim vulgar, a palavra ARQUER é usada comumente e sem variações.

ARQUER, em catalão, significa ARQUEIRO.


Nas línguas latinas: Por ser construída em orações com o significado de algo que “vem à frente”, ela faz parte do prefixo de muitas palavras latinas. Por exemplo, arquitetura, arquétipo, arqui-inimigo. Neste último caso (arqui-inimigo), prevalece o significado de “mais importante” inimigo, “primeiro” inimigo.


por Francisco T. Arquer


 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

vinte − quatro =