26 Ferramentas Educativas Online que os professores precisam conhecer




A importância do uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) em sala de aula é um fato. Sua gestão amplia a conversa entre os professores, alunos, culturas escolares, conteúdos e aprendizados.

Foi listado abaixo ferramentas, sites, apoiadores, MOOCs (Cursos Online Abertos e Massivos), plataformas adaptativas, sites com Jogos Educativos, Criação de Mapas, facilitadores de aprendizado e dicas de inovação para os professores do Século XXI.

Professores que usam as TICs a seu favor conseguem excelência em sala de aula.

 Organizado por Francisco Arquer Thomé – Professor e Jornalista
Baseado em “Integrar as Tecnologias de forma inovadora”, de José Moran – Pesquisador.

SEQUÊNCIA:

  • Portais de Apoio a Professores;
  • Alunos, Escola e Comunidade;
  • Conteúdos e Ensino;
  • Murais Digitais ;
  • Criação de Mapas;
  • Criação de Livros e Artigos;
  • Jogos para Aprender;
  • Ensino da Língua Inglesa.

PORTAIS DE APOIO A PROFESSORES, ALUNOS, ESCOLA E COMUNIDADE


InovveEdu

Como a inovação desafia sistemas e modelos tradicionais de educação na prática? “O InnoveEdu apresenta 96 experiências espalhadas pelo mundo que traduzem cinco importantes tendências capazes de tornar o aprendizado significativo e conectado com as demandas do século 21.

Na lista, organizada pelo Porvir, em parceria com o EdsurgeInnovation UnitWorld Innovation Summit for Education, estão desde ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho do professor até políticas públicas que transformam práticas pedagógicas em redes de ensino. Conheça as experiências e veja como existem muitas maneiras de transformar a educação”.

http://innoveedu.org/tendencias

+ ACESSE o InnoveEdu

 


Inova Escola

A Inova Escola, da Fundação Telefônica, traz conceitos, desafios e caminhos percorridos de projetos de vida, personalização, papel do professor, recursos tecnológicos, espaços diferenciados e gestão inovadora. São muitas formas que ela oferece e estimula para que educadores e escolas participem.

+ ACESSE O Inova Escola


Portal do Professor

O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Tem jornais, multimídia, cursos, materiais, sugestões de aulas e muito mais.

+ ACESSE o Portal do Professor


Escola Digital

Escola Digital traz um grande apoio ao professor no quesito “uso de novas tecnologias em sala de aula”. Tem animações, aplicativo móveis, apresentação multimídia, áudio, aulas digitais, blogs, experimentos práticos, jogos, mapas e muito mais.

+ ACESSE o Escola Digital


Dia a Dia da Educação

Oferecido pelo Governo do Paraná, o portal Dia a Dia Educação oferece base para alunos, educadores, gestão escolar e para a comunidade. Tem notícias sobre o EJA, sobre o uso de aplicativos educacionais, segurança da internet, cursos, etc. Há vínculo com a TV Paulo Freire, Escola Paraná, Escola Interativa – Recursos Digitais e Web Rádio Escola.

+ ACESSE Dia a Dia da Educação


CONTEÚDOS E ENSINO


YouTube Edu

O Google do Brasil, junto à Fundação Lemann, oferece o Youtube Edu. Ela é uma grande plataforma de vídeos educacionais. O projeto foi lançado com 8.000 vídeos de ensino médio e tem ampliado.

Um dos principais objetivos do projeto é estimular a produção de conteúdo educacional de qualidade para a internet. A plataforma é aberta e qualquer educador pode submeter o canal para avaliação.

+ACESSE o Youtube Edu

Vale destacar que o Google for Education mostra suas ferramentas para a educação. + CLIQUE AQUI e acesse o Google for Education

 


Educopédia

A Educopédia, mantida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, traz apoio docente, aulas virtuais e conteúdos do 1º ao 9º ano, Educação Infantil, Jovens e Adultos, Educação Especial e Cursos para Professores.

No Curso para Professores, por exemplo, tem Metodologia, Oficinas, Atividades vinculadas às TIC, entre outros.

+ ACESSE o Educopédia


Coursera

Este website português traz muitos cursos on-line. Lá é possível escolher entre desenvolver-se na própria carreira, começar uma nova ou apenas enriquecer seus conteúdos. Você pode optar em Artes e Humanas, Negócios, Ciências da Computação, Biológicas, Matemática, aprender inglês e etc.

+ ACESSE o Coursera


Miríada X

Miríada X oferece cursos MOOC (Cursos Online Abertos e Massivos)  de universidades e instituições latino-americanas. O site visa promover a aprendizagem social e colaborativa.

+ ACESSE o Miríada X


Udacy

A Udacity também oferece muitos cursos em MOOC. Como Marketing Digital, Programação, Data Science e etc. Ele é desenvolvido em parceria com o Google, Amazon, IBM Watson, Vive, Mercedes-Benz e Facebook.

+ ACESSE o Udacity


Veduca

Oferece cursos livres ministrados por professores (a maioria da USP). Você tem a opção de você receber certificado no final do curso. Para isso você deverá fazer uma prova e pagar uma taxa. Tem módulos de Gestão de Pessoas, Projetos, Liderança, Fundamentos de Administração, Finanças, Inovação, Metodologia, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e muitos outros.

+ ACESSE o Veduca





Duolingo para Escolas

O Duolingo é uma famosa plataforma de aprendizado de idiomas. Ela já carrega em sua história a ideia de “aprender jogando”.  “Muitos professores, e até governos, já estão usando o Duolingo como ferramenta tecnológica na sala de aula. As aulas do Duolingo oferecem uma prática personalizada para cada aluno, permitindo um aproveitamento melhor do conteúdo apresentado em aulas presenciais”.

+ ACESSE o Duolingo para Escolas


Khan Academy

Oferece muitos conteúdos gratuitamente. Matemática, ciências, economia, artes, computação; traz também desafios. “A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Abordamos matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais. Nossas missões de matemática guiam os estudantes do jardim de infância até o cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado”.

+ ACESSE a Khan Academy


MURAIS DIGITAIS


Padlet

Padlet é um software que muitas pessoas usam para fazer e compartilhar conteúdo. Ele se encontra entre um arquivo DOC e um software de fazer sites. É possível fazer portfolios, blog e quadro de avisos. Ele serve para a organização docente e escolar. É possível adicionar e remover pessoas, dar acesso e lições a alunos, ver os trabalhos feitos e etc.  O pontos negativo é que antes era gratuito,  agora custa a partir de 12 dólares. 🙁

+ ACESSE o Padlet


Lino

Lino é um mural de compartilhamento. É possível tomar notas onde você estiver, colocar alarmes em agendas, montar fotos e vídeos, compartilhar com grupos e, além de poder ser usado em desktops, também está no AppSore e no Google Play para smartphones. O que é um ponto negativo é que está em Inglês, Japonês, Chinês ou Coreano (se seu objetivo for estudar alguma dessas línguas, então é um ponto positivo)

 

+ ACESSE o Lino


Symbaloo

Ferramenta que serve para organizar e compartilhar recursos online. Seu principal objetivo é a organização. ùtil para turmas pequenas e quando as atividades estão vinculadas a outras plataformas on-line (Twitter, Face, Google, etc)

+ ACESSE o Symbaloo


CRIAÇÃO DE MAPAS


Cmap Tools

Este software serve para criar mapas conceituais e esquemas. “De acordo com o desenvolvedor da teoria, Joseph Novak, esses mapas servem para organizar e representar o conhecimento. Em outras palavras, você esquematiza tudo o que sai da cabeça”.

 

De acordo com a Softsonic, “o CmapTools ainda possui uma boa interação com a internet. Permite que você acesse coleções e mapas na rede que servem de exemplo ao seu próprio esquema. Também grava a estrutura final em formato web para ajudar na distribuição do arquivo. Para completar, o CmapTools é grátis”.

 + Clique aqui para ver um tutorial

Para fazer download +CLIQUE AQUI (Arquivo Compactado)





Mindomo

Esta plataforma trabalha com Mapas mentais colaborativos, mapas conceituais e resumos. De acordo com o Ferramentas Inteligentes, “ele permite trabalhar a organização de ideias pessoais ou em grupo através de um modelo de mapa. Possui soluções personalizadas para negócios, escolas e educação superior. O Mindomo não se apresenta como uma ferramenta, mas como uma forma de adquirir conhecimento. Possui versões para acesso em desktop, iPad e Android. Até três mapas podem ser criados na versão gratuita”.

+ CLIQUE AQUI para acessar o Mindomo


Mind Meister

Esta plataforma trabalha com mapeamento mental colaborativo. Como o próprio site informa, “ele permite que você capture, desenvolva e compartilhe suas ideias visualmente. Mais de 7 milhões de pessoas já usam o nosso premiado editor de mapa mental para brainstorming, anotações, planejamentos de projetos e diversas outras tarefas criativas. O MindMeister fica inteiramente na nuvem, o que significa que você não precisa baixar nenhum arquivo ou atualizar nada!” Esta á uma plataforma paga.  Os valores são de 5 a 12 dólares mensais.

+ CLIQUE AQUI e acesse o Mind Meister


CRIAÇÃO DE LIVROS E ARTIGOS


Book Creator

Com a possibilidade de criar até 40 livros gratuitos. Com esta plataforma você pode criar seus próprios recursos de ensino ou fazer seus alunos os criarem. É possível combinar textos, imagens, áudio e vídeo. Há Histórias interativas, Carteiras digitais, Revistas de pesquisa, Livros de poesia, Livros “Sobre mim” e etc.

+ CLIQUE AQUI e acesse o Book Creator


Livros  Digitais

Essa plataforma pode ser utilizada por alunos e professores para criação e publicação de livros eletrônicos. Uma das grandes vantagens do Livros Digitais é estar disponível em português e ser fácil de usar. Você pode formatar o seu livro, escolher modelos de capa e adicionar páginas com quatro layouts pré-estabelecidos.

(Fonte: Universia Brasil)

+ CLIQUE AQUI e acesse a Livros Digitais


Jogos para aprender 


Programa E

Um site que tende a misturar aprendizado e diversão. Como dizem é “um movimento que quer aproximar a programação do cotidiano de jovens de todo o Brasil”. De uma forma bem organizada e inteligível, o site traz a programação como algo suave de aprender.

+ CLIQUE AQUI e acesse o Programa E


Code Hunt

É hora de jogar e aprender. Com o Code Hunt é possível aprender brincando.  Ele é um jogo de codificação educacional baseado em navegador de internet que apresenta programação a professores e alunos. Tem versões introdutórias, programação avançada ou engenharia de software.

+ CLIQUE AQUI e acesse o Code Hunt





Escola Games

A proposta do Escola Games consiste  “jogos educativos para crianças a partir de 5 anos e todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando.
Ele é gratuito e “na versão atual do site há 80 jogos cujos temas se relacionam à língua portuguesa, à matemática, à geografia, à história, à ciências, ao inglês e ao meio ambiente”.

+ ACESSE o site da Escola Games


Ensino da Língua Inglesa


Duolingo

O Duolingo dispensa comentários. Uma das plataformas mais famosas para o ensino de línguas.  Vimos anteriormente o Duolingo para Escolas, mas o grande nome desta ferramenta está em sua interatividade. Ele pode ser acessado em 22 idiomas, é gratuito e, além de oferecer o ensino da língua inglesa, também tem a espanhola, francesa, alemã e italiana.

+ ACESSE o site da Duolingo


Mairo Vergara

Este professor de inglês, após ficar frustado com os métodos de ensino nas escolas, criou o seu próprio. Em seu site há inúmeros vídeos e dicas de aprendizado da língua inglesa. Ele oferece download de áudio e análises de textos.

+ ACESSE o site do Mairo Vergara


E você? Qual ferramenta educacional você usa? Deixe sua opinião

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

oito + 4 =