Como alugar uma casa/apartamento sem fiador e com pouco dinheiro

Você decidiu mudar de casa ou de apartamento, porque está indo para uma outra cidade, para um bairro mais perto do trabalho ou simplesmente para pagar menos.

O 1º Desafio é: como conseguir alugar uma casa ou apartamento sem fiador?

A maioria das pessoas cometem um erro básico. Elas vão atrás do “imóvel” que querem alugar.

“Achei linda essa casa que vi na internet. Vamos visitá-la?”   Este é o erro básico de quem quer alugar e não quer depender de um fiador.   Ir visitar casas é uma perda de tempo.

A única exceção é se você conseguir alugar de um parente  ou direto com o proprietário. Mas isso está cada vez mais raro.

Você não aluga a casa. Você pesquisa a imobiliária.


1. A primeira coisa a fazer é elaborar uma lista com todas as imobiliárias da sua cidade.

Pesquise na internet  e telefone para cada uma das imobiliárias e pergunte se elas trabalham com “caução” (título de capitalização) como garantia da locação. A maioria das imobiliárias aceitam um depósito de garantia ao invés do fiador. As que só aceitam fiadores, não perca tempo vendo suas casas: risque-a da sua lista de locação.


O 2º Desafio é pagar pouco


2. Questione “quantas vezes” o valor do aluguel é necessário para a locação.

No mesmo telefonema para a imobiliária, aproveite e pergunte “quantas vezes o valor do aluguel” é necessário depositar como caução.

Algumas imobiliárias pedem 3x o valor do aluguel, entretanto outras pedem 25x o valor.  Pasmem, é isso mesmo. Há 2 anos, em Curitiba, fui ver uma casa de mil reais para alugar e o depósito caução era de 25 mil. Se eu tivesse todo esse dinheiro eu dava entrada numa casa própria, né? O que fiz?  Risquei da lista.

Se você achar uma imobiliária que exija um depósito caução de 3 a 5 vezes o valor do aluguel, sem fiador, mantenha-a na lista.


3. Agora sim, procurar sua  nova casa ou apartamento.

Pelo site da imobiliária, pesquise o imóvel que você deseja. Local, fotos, se tem mercado perto, segurança e etc.


Nota Importante:

Nada disso vale a pena se você não tiver guardado um dinheirinho para se mudar.  Toda mudança gera gastos.   Além do frete, dos encerramentos de água e luz da casa antiga, da instalação do chuveiro na casa nova e etc, também haverá esse depósito caução. Mas este dinheiro será aplicado como título de capitalização e renderá. Se você resolver mudar de casa de novo, poderá resgatá-lo corrigido (na entrega da casa)


Então, a imobiliária devolverá o caução?

A resposta é SIM, mas tome muito cuidado.  Muitas imobiliárias (quase todas) vão usar esse seu dinheiro (o caução deixado lá) no dia em que você for devolver o imóvel.   Ele será usado para pagar a pintura do apartamento que você está entregando, para ajeitar o jardim, pagar o condomínio, fazer a limpeza e etc. Por este motivo, ao se mudar para a casa nova, tire fotografias e faça vídeos das condições dela, e mande para imobiliária por e-mail.  O e-mail servirá como documento comprobatório datado das condições da casa no dia que você locou.

Veja quanto rendeu seu caução (título de capitalização) e comece a negociar com a imobiliária o retorno do seu dinheiro (ou parte dele).

Dica tola: Trate esse depósito caução com “adeus”, como se você nunca mais o fosse ver.  Ninguém aluga uma casa pensando nos problemas que terá quando for devolvê-la, não é mesmo?  Previna-se e boa locação.


Francisco Arquer Thomé – visitou centenas de imobiliárias ao longo de 20 anos, penou com locações em 7 empresas de mau-caráter de diferentes cidades, nunca atrasou o aluguel,   se deu bem apenas com 1 imobiliária … a qual é muito grato pelo respeito.

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

cinco × 2 =