jan 12 2017

12 dicas poderosas para iniciar conversas durante o coffee break / cocktail




 

O coffeebreak é um momento construído para que profissionais possam ampliar seu networking (rede de contatos). No intervalo de uma palestra ou de um treinamento, conhecer novos profissionais é muito importante para sua carreira.

 por Francisco Arquer Thomé – Jornalista especialista em Estratégias da Comunicação

Confira 12 dicas poderosas para iniciar conversas durante o coffebreak.


comida evento

1. Conversar é fundamental. Por mais que haja timidez, ela deverá ser usada apenas para você não falar demais. Se for para ficar escondido num canto ou em cima da mesa do buffet, é melhor nem ter ido ao evento. Esteja disposta a conhecer novas pessoas.

 


2. Se você foi acompanhada de um amiga ou colega do trabalho, permaneça ao lado dela. Mas isso não deve servir de desculpa para não interagir com outras pessoas. Neste caso, vocês duas deverão abordar novas conversações.





3. Prefira ter algo nas mãos que é oferecido pelo evento. Desde um cocktail a um copo de refrigerante. Isso mostra que você está integrado ao coffee break.

 


4. Tenha um objetivo ao abordar a pessoa para uma nova conversação. Com quem você vai conversar? Por que você vai conversar? Ter informações prévias sobre a pessoa é muito importante.





5. Não conheço ninguém neste evento. E agora?  A estratégia é a mesma, e você terá que improvisar um objetivo. Se possível, aborde o palestrante. Caso contrário, uni-du-ni-tê: tente localizar alguém que atue na mesma área que a sua para trocar conhecimentos profissionais e aumentar seu networking.

 


6. Antes de abordar desconhecidos para conversar, observe seus pés. Como assim? Os pés? Sim. Se duas pessoas estiverem conversando e seus pés estiverem voltados um para o outro, não é um bom momento para fazer a abordagem. Mas se seus pés estiverem formando um ângulo aberto, eles estão receptivos a novos integrantes para a conversa.

 





7. Durante o CoffeeBreak, prefira conversar com quem está calmo. Pessoas aceleradas, ou estão trabalhando no evento, ou são tão inquietas que não manterão mais de 5 minutos de conversa com você.

 


8. Ao abordar um desconhecido para conversar, use o Princípio Do Ut Des  – dou para que me dê – (+ veja mais) . Então, você se apresenta primeiro para, só depois, perguntar o nome do outro.





9. “Interested is Interesting” (O interessado é interessante). Ao conversar, mostre-se interessada na conversa da outra pessoa. Faça perguntas relacionadas. Ouça mais do que fala.

 


10. Técnica do Parece. Nunca use frases do tipo “entendo como você se sente”, pois ela destruirá sua conversa. Usar o “parece” na sua conversação é uma Estratégia Empática Sofisticada. Por exemplo: “você parece feliz hoje” ou “parece que você está tendo um dia ruim”.

 





11. Experiência Vicária. Durante a conversa, estabeleça pontos em comum. Uma pessoa, por exemplo, diz que a família é dona de uma padaria há 100 anos. Você, então, diz que seu tio tem uma padaria lá em Campinas. (evite mentir, ok?)

 


12. Se o evento for de dois ou mais dias, prefira entregar seu cartão de visita do segundo dia. Entregar rápido demais mostrará ansiedade e seu cartão, provavelmente, irá direto para o lixo.

 


Confira abaixo o vídeo Principais características de um cocktail/coffebreak  para ampliar seu networking (rede de contatos)

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