set 05 2017

11 coisas que você deve prestar atenção antes de aceitar um emprego.




 

Ficar sem emprego é muito ruim, pois parece que estamos sem objetivo e a autoestima se abala.  Diante de inúmeros envios de currículo, ficamos vulneráveis. A ansiedade pode nos colocar em enrascadas. Por isso mesmo, não baixe a guarda.

A MTN São Paulo fez uma lista de 11 itens que devemos colocar atenção antes de aceitar um emprego. Confira:

 


1. Funcionários tristes não dizem “bom dia”

Observe o ambiente de trabalho. Se as pessoas tiverem rostos angustiantes, saiba que em breve você estará triste também. Relacionamentos Tóxicos têm esse nome com razão.  Funcionários que não dizem “bom dia”, com certeza não têm um dia bom.


2. Entrevistadores empolgados e taxa de entrada $.

Se o entrevistador não para de falar, insiste que sua participação é fundamental e o pior, cobra uma taxa para você, é bem provável que você esteja caindo em um golpe. Muitas empresas de RH ligam para pessoas que estão procurando emprego (e estão vulneráveis)  para tentar vender seus serviços. Isso é mais comum que você imagina.


3. Não dá para entender direito qual é a vaga

Se você não entendeu qual é a vaga ou para que ela serve, ou ela realmente não é para você ou você está sendo enganado. Desconfie da “não-clareza”.


4. Plano de carreira? Sim senhor.

Se a empresa não oferece plano de carreira, pense duas vezes antes de participar dela. Logicamente, é complicado perguntar já na entrevista se é possível crescer dentro da empresa, mas seja discreto e faça esta colocação.


5- Meu amigo odeia trabalhar lá.

Se uma pessoa que você confia e trabalha nesta empresa, vive reclamando dela, de duas uma: ou seu amigo é um chato ou esta empresa envenenará você.


6 – Todos os funcionários são novos.

Muitas vezes a empresa pode ser antiga, mas todos os funcionários estão lá há menos de 1 ano. Três coisas ficam claras: ou ninguém aguentou ficar lá, ou a empresa não faz questão de te manter, ou há exploração de mão de obra barata com estágios probatórios e terceirização.


7 – Pesquise sobre a empresa

A primeira coisa que você faz, ao ser chamado para uma entrevista, é pesquisar na internet sobre a empresa. Como ela é avaliada pelos usuários, se ela é respeitada na Reclame Aqui, se o site dela te transmite credibilidade e etc. Tire suas primeiras conclusões antes de sair de casa.


8 – Observe e desconfie dos anúncios de vagas

Como a vaga foi divulgada? Foi no site da própria empresa? Foi por uma empresa de RH? Esta empresa de RH tem credibilidade? (faça a  mesma pesquisa do item 7). Você viu várias vezes o anúncio dessa vaga? (se estão divulgando essa vaga há meses, desconfie), é para ganhar 10 mil reais para você beber cerveja?


9 – Aqui na nossa empresa, o céu é o limite !

Cuidado com exageros por parte do entrevistador. Se ele te oferecer muita liberdade, te elogiar de forma descomunal, do tipo “você é um líder nato”, “aqui na nossa empresa você será seu próprio chefe” e etc…desconfie.


10- Salário muito acima do esperado

Foi para uma entrevista e te fizeram uma proposta de salário muito mais alto do que você imaginava? Ou você tem a autoestima baixa ou é motivo para desconfiar. A empresa sempre quererá pagar o menos possível para você trabalhar o máximo possível. Claro, há exceções, mas são raríssimas.  Se te oferecem um salário alto, questione o porquê e faça o entrevistador detalhar como ele chegou a este valor).


11. Entrevistador Imperativo e com yucky face

Se o entrevistador se mostra “imperativo”, isto é, ele quer mostrar quem é que manda, mais do que conhecer você ele já impõe o que você vai fazer, dita regras demais, e se ele tem uma yucky face (cara de nojo) ao te olhar …já sabe né? Suas horas nesta empresa não serão das melhores.

Se o entrevistador for um funcionário, tem presente um jogo de poder doentio dentro da empresa. Se for o próprio chefe, prepare sua melhor camisa de capacho.


 

E você? Que diga você dá? Em que podemos prestar atenção antes de aceitar um emprego? Comente abaixo 

 

 

 

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