abr 08 2018

Qual o Real significado da bandeira do Brasil?


Ela está estampada em nossos uniformes, colocamos nos mastros e torcemos com ela em mãos.  A bandeira do Brasil está em todos os lugares, mas você sabe o que ela “realmente” significa?


Sempre ouvimos falar que o Verde são as matas, o Amarelo são as riquezas, o Azul o céu e os rios, o Branco é a paz. Isso não é mentira, mas será simples assim?

A bandeira atual, aprovada pelo bandeira do brasil Decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889, manteve a tradição das cores verde e amarelo. Mudou seu significado, mas sua origem deve ser analisada. Embora seja popular a ideia de que as cores representam a abundância de matas e ouro, a verdade é que o verde é uma referência a Dom Pedro.

O desenho da bandeira brasileira foi de Décio Vilares, que se inspirou na bandeira do Império.

Nem todo mundo sabe, mas o conteúdo da bandeira brasileira tinha, na época do Império, outros significados. O retângulo verde, que passou a representar nossa natureza, antes remetia à Casa de Bragança (a família de dom Pedro I). O amarelo, hoje símbolo da riqueza mineral do país, era a cor da Casa de Lorena (da arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I). E o círculo azul era a esfera armilar, também presente na bandeira portuguesa do Império. Agora, indica nosso céu estrelado.





As mudanças aconteceram quando a bandeira atual foi confeccionada, em 1889. Ela herdou os símbolos do estandarte imperial, mas mudou os significados. Também incorporou a frase “Ordem e Progresso”, que foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época.

O positivismo ditava que a ciência era a única forma de progresso para a sociedade moderna. A frase original, cunhada pelo positivista Augusto Comte, era “o amor por princípio, a ordem por baixo e o progresso por cima”.

Confira a ilustração abaixo


Fonte: MundoEstranho
Referência: TodaMateria




Deixe seu comentário