out 18 2017

Qual é a diferença entre vontade e desejo?

 

Muitos filósofos apresentam a diferença entre Desejo e Vontade: Platão coloca sobre o Corpo e a Alma; Kant diz que a moral é algo que você não se autoriza a fazer (controle da vontade sobre o desejo), para Spinoza, a vontade é a capacidade de afirmar e de negar as coisas, etc.

Sem aprofundar: a diferença entre vontade e desejo é que o DESEJO são as necessidades do corpo, do instinto. Um animal vive buscando satisfazer seus quereres.  A VONTADE é uma decisão deliberada, é a ação vitoriosa da mente sobre o corpo.

Estou andando na rua e sinto vontade de tomar um sorvete? Não! Eu sinto o DESEJO de tomar um sorvete. Meu corpo quer se refrescar e ingerir açúcar.  Mas sou diabético, então resolvo não fazer isso. Controlei o desejo do meu corpo.

Todo dia acordo às 4h da manhã para estudar. Meu corpo deseja continuar dormindo. Mas minha vontade, deliberada, é de passar no vestibular no final do ano. É a vitória da Vontade sobre o Desejo.

Confira abaixo uma excelente palestra do Prof. Clóvis de Barros Filho que mostra a diferença entre DESEJO x VONTADE. Ele traz reflexões de Imannuel Kant sobre o assunto e também comenta a distinção grega do Desejo (corpo) vs Vontade (alma).

Bons estudos

Prof. Francisco Arquer Thomé

+ Download do Livro A Metafísica dos Costumes – Contendo A Doutrina do Direito e a Doutrina da Virtude – Tradução de Edson Bini – Editora Edipro


+ Download do Livro Fundamentos da Metafísica dos Costumes Editora 70 Textos Filosóficos – Diretor da Coleção: Artur Morão – Título original: Grundlegung zur Metaphysic der Sitten – Traduzido por Paulo Quintela


Aula: Universidade de São Paulo – USP
Gravação: Espaço Ética
Professor: Dr. Clóvis de Barros Filho.
Aula 8 – Desejo vs Vontade
Tempo: 2h11min




Deixe seu comentário