Premio Qualidade Empresarial. VERDADEIRO ou FALSO?






 

Muitas empresas têm recebido o e-mail abaixo. Vamos descobrir se é verdadeiro ou falso ?

SEGUE O E-MAIL


De: Enzo Martinelli <premioqualidade@globo.com>
Assunto: Re: Contato

Corpo da mensagem:
Bom Dia, meu nome é Enzo Martinelli,  sou Presidente do Premio Qualidade Empresarial e temos o prazer de convidar sua empresa para receber o Prêmio Qualidasde Empresarial 2017.

OBJETIVO: O Premio Prêmio Qualidade Empresarialé realizado com o apoio do SEBRAE e tem como objetivo reconhecer e identificar empresas e profissionais que se destacam no mercado pela qualidade e excelência dos seus produtos e serviços oferecidos, diferenciando e valorizando empresas e profissionais que contribuem efetivamente para melhoria continua na qualidade dos seus produtos e serviços.
 
BENEFÍCIOS: Premio Prêmio Qualidasde Empresarialé um diferencial competitivo e um aval mercadológico que traduz o reconhecimento e respeito que a sua empresa tem para com seus clientes, fornecedores e colaboradores, valorizando ainda mais a marca e a imagem da sua empresa. perante os consumidores, o mercado e a mídia, refletindo a qualidade e credibilidade que a sua empresa tem junto ao ao seu segmento de atuação. 

PARA RECEBER O CERTIFICADO: Pra receber o certificado do Prêmio Qualidasde Empresarial é personalizado com nome da sua empresa, personalizado com o logo da sua empresa, personalizado com o segmento de atuação da sua empresa juntamente com  Selo de Qualidade, juntamente com certificado de qualidade e o Certificado de Honra ao Mérito que podem ser utilizado no site e em todas as mídias e canais de comunicação utilizados por sua empresa, é só enviar um OK, o prazo de entrega é de 48 horas,  é pago apenas o custo de personalização  no valor de simbólico de apenas R$129,00 que PODE SER PAGO APÓS O RECEBIMENTO DO MATERIAL .

Obs: A impressão do certificado pode ser impressa em qualquer impressora ou gráfica rápida, a moldura fica a critério de cada empresa homenageada.
Aguardamos confirmação, é só enviar um OK.

Atenciosamente
Enzo Martinelli
Prêmio Qualidade Empresarial
premioqualidade@globo.com
www.premioqualidadeempresarial.com






Vamos descobrir se ele é verdadeiro ou falso?

Primeiramente, entramos em contato com o SEBRAE de São Paulo, já que o e-mail diz que tem o “apoio do SEBRAE”.  Eles não souberam explicar do que se tratava e que não havia nada em relação a este prêmio. Então passaram a lista com todos os prêmios oferecidos. Ela está em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/premios, e não há referências ao “Premio Qualidade Empresarial”.

Entramos no site que é divulgado pelo prêmio. www.premioqualidadeempresarial.com É um site bonito, bem simples, mas carece de informações.  Não há endereços ou telefones. Tem apenas um formulário de contato que envia para o e-mail deles.

Falamos com a Globo, já que o e-mail é premioqualidade@globo.com. Eles disseram que basta ser assinante para ter uma conta @globo.com.  Quer um e-mail da Globo? + Clique aqui;

Mas vamos às falhas textuais:

1) não há o nome do Destinatário no corpo do e-mail (é um simples crtl+c  crtl+v enviado a várias pessoas);
2) O texto tem muitos erros de português (com certeza a Globo não deixaria passar a palavra “Qualidasde”, errors no espaçamento e abreviações informais como “pra”) ;
3) Cobrança de taxas. Prêmios gigantescos como o do Itaú, Unicef, Boticário não cobram taxas para premiar ou certificar instituições de apoio social. Por que esta faria?
5) Quem assina o e-mail é Enzo Martinelli, um matemático italiano que morreu em 1999;
6) Não tem outro Enzo Martinelli? No Facebook não há ligações entre Enzo Martinelli, prêmio Prêmio Qualidade Empresarial ou presidente de qualquer coisa. (então os perfis dos Enzos que existem não têm vínculo);
7) Caixa alta em “PODE SER PAGO APÓS O RECEBIMENTO DO MATERIAL” é um estímulo à venda, já que o prêmio é um arquivo que será enviado por e-mail e “a impressão do certificado pode ser impressa em qualquer impressora”.
8) Os elogios são feitos de forma generalizada. Qualquer empresa pode se sentir identificada. É uma estratégia básica de persuasão.

Enfim. Verdadeiro ou Falso? Chegamos a uma conclusão bem óbvia. Se você pagar os 129 reais, “talvez” receberá um certificado por e-mail de alguém que nem te conhece (muito menos o seu trabalho).

Vamos admitir que é uma estrutura muito bem montada. (websites, nomes, certificados, estratégias de premiação, etc), mas este certificado não mudará a credibilidade da sua instituição.  Não é de hoje que os “vendedores de Barsa”  dizem “você ganhou uma Barsa, é só comprar este morcego morto por mil dólares!!!”

(se quiser assistir um vídeo engraçado isso, veja os Barbichas – O Vendedor de Morcego Morto).
Independente do certificado, não quero que minha Instituição receba um prêmio por e-mail, com erros de português e mentindo que tem parcerias com grandes instituições. Aliás, se você quiser, posso fazer um certificado para você por 40 centavos. Coloco o nome da sua empresa e o logotipo da NASA. Que tal?
por Pedro Ciprianno
Atenção: O presente texto envolve comunicação pessoal e profissional. Seu conteúdo não representa a opinião da instituição.




Deixe seu comentário